domingo, 16 de novembro de 2008

Nosso futuro?

Há duas semanas assisti um filme que mexeu muito comigo, em vários sentidos. Para começar, fiquei imaginando como seria não enxergar. Daí, com o passar do filme, fiquei imaginando se o mundo que nos é mostrado no Ensaio Sobre a Cegueira não seria o nosso mundo de amanhã.
Sim, temo que nosso futuro sejam cidades desertas, com pessoas enfiadas dentros de suas casas achando que dentro de casa o mundo é mais seguro e muito lixo espalhado pelas ruas. É claro que não é só isso que o filme mostra, mas que nos faz refletir sobre o futuro da nação... ah... isso faz.
O filme conta a história de uma cidade que é assolada por um vírus que deixa as pessoas cegas. Porém, a cegueira delas não é negra, mas branca e apenas uma mulher fica imune ao vírus e deverá ela conduzir seus pares.
Atuações bárbaras de todo o elenco e em especial de Julianne Moore, perfeita como sempre. Mas que não se diga menos de Mark Ruffalo como o oftalmologista cego e das participações de Danny Glover e Gael García Bernal em um papel odioso.
Fernando Meirelles acertou mais uma vez!!! Viva!!! Há tempos não via um filme nacional tão bom. Considere-se que eu não assisti "Tropa de Elite" e nem tenho a pretensão de vê-lo por enquanto e que meu filme nacional preferido ainda é "O Auto da Compadecida".
Mas vale a pena ver o americanizado "Blindness" (esse é o nome que deram ao nosso "Ensaio Sobre a Cegueira"), ainda que dublado, ainda que seja para refletir sobre o futuro das nossas criancinhas, ainda que seja só para se emocionar ou só para me xingar depois.

Nenhum comentário: