quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Atendendo a pedidos...

Bom, a Silvinha me pediu para comentar esse filme, então vamos lá! Na minha vida ele foi praticamente um divisor de águas, tal foi o efeito que se abateu sobre a minha pessoa. Eu já conhecia o Lars Von Trier dos idos de "Dançando no Escuro" e já esperava algo muito bom, mas também muito diferente do padrão.
Não há como assistir a Dogville e achar que se trata de um filme comum, como outro qualquer. Para começar, ele não possui cenários ou locações. Tudo se passa em um enorme palco com marcações no chão onde é possível imaginar a cidadezinha de Dogville.
Primeiro de uma trilogia sobre a vida de Grace, que voltaria um tempo depois em "Manderlay", dessa vez vivida pela igualmente bela Bryce Dallas Howard, "Dogville" conta a triste história de uma mulher bondosa que foge de um bando e acaba encontrando a cidade de Dogville, onde passa a prestar pequenos serviços para a população. Porém, sem escrúpulos, os habitantes querem cada vez mais da nossa Grace, abusando de sua boa vontade de todas as formas.
Quando eu vi este filme, não imaginava a grandeza dele. Seu elenco é primoroso, escolhido a dedo, contando com Lauren Bacall, Paul Bettany, James Caan (num papel que é a sua cara), Ben Gazarra, Chloë Sevigny, Stellan Skarsgard, Patricia Clarkson (adivinhem...) e Nicole Kidman como Grace.
Sem querer antecipar, mas o que o filme tem de melhor, sem contar a parte técnica, é claro, é o seu desfecho. Como é de se esperar do diretor, desfecho chocante, impactante e inesquecível. Nossa, até me deu uma vontadezinha de rever o filme agora. Alguém topa uma sessão pipoca?

Um comentário:

Silvia disse...

Brigada, Lê! Estou até me achando importante agora; mais do que conhecida, fiquei FAMOSA!

Brincadeiras à parte, esse filme é óóóótemo! Vou procurar este outro que vc mencionou, beijinhos!