quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Made in China

Apesar de ser mega fã do cara, sei muito pouco sobre sua vida. Nascido em Pequim, Li Lianjie ou Jie Li Lian (seu nome verdadeiro, eu alguém achou mesmo que ele poderia se chamar Jet Li?), tuou em mais filmes do que muitos poderosos de Hollywood com a diferença de que só fez filmes de ação.
Os 45 anos não pesam nada nas costas do pequeno chinês que é mais rápido do que uma flecha. Fez seu primeiro filme com 19 anos e ficou muito famoso lá em sua terra natal. Seus colegas não gostaram de sua mudança para o continente ocidental, achando que ele se vendeu para ficar famoso.
Mas o cara já conquistou 15 medalhas de ouro com o seu "Wushu", vertente do "kung fu". O primeiro filme feito sobre o famoso "tai chi chuan" também foi estrelado por ele. Ele fez filmes como os recentes "O Reino Proibido", ao lado de outro mestre, Jackie Chan e "A Múmia - A Tumba do Imperador Dragão", além de "O Beijo do Dragão" (ao lado de Bridget Fonda) e "Cão de Briga" (com Morgan Freeman, onde mostra que não é apenas um artista e sim um ator). Seu maior sucesso foi "Romeu Tem que Morrer", ao lado de Aaliyah, uma cantora de black music que morreu num acidente aéreo aos 22 anos, no auge de sua carreira como atriz e cantora.
Ah, sim, apesar de ser oriental, eu casava com ele hahaha... contanto que ele me ensinasse um pouco de sua arte.

Um comentário:

Silvia disse...

Outra coincidência! Assisti ontem ao "Cão de Briga". Achei muito bom! Não sou de filmes com muitas brigas ou lutas, mas achei de uma sensibilidade incrível. Apesar das cenas de violência (que nem são tantas assim) eu recomendaria! Bjo, querida!